CREA

Prestação de contas e reformulação do Prêmio Crea-SP

Assuntos pautaram reuniões do CDER e do CIES em maio

A importância da prestação de contas pelas associações marcou a reunião do Colégio de Entidades Regionais – CDER-SP, realizada em 18 de maio na Sede Angélica do Crea-SP. Foram destacados os encontros regionais feitos em 143 associações de todo o Estado, em parceria com o Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia (IPEEA), para capacitar suas equipes para a elaboração dos respectivos planos de trabalho, tendo como base o termo de colaboração assinado com o Conselho.

O objetivo das parcerias celebradas pelas entidades com o Crea-SP é apoiar o aperfeiçoamento técnico e cultural, a fiscalização das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Creas quanto à divulgação da legislação profissional, a divulgação do Código de Ética Profissional e a conscientização sobre a importância de registro da Anotação de Responsabilidade Técnica — ART e Acervo Técnico.

Obrigação legal em todas as parcerias, a prestação de contas é a comprovação do cumprimento do objeto do convênio e compreende a aplicação correta dos recursos transferidos para o pagamento das despesas constantes no plano de trabalho, bem como as ações concretas e os resultados institucionais alcançados com a parceria.

O coordenador do CDER-SP, Eng. Civ. Leandro Azeredo Fogaça, destacou que a busca pela padronização dos procedimentos, consideradas as particularidades de cada região, segue considerando sugestões para seu aperfeiçoamento. “A prestação de contas é um processo sempre em evolução, como aliás também são as nossas profissões”, disse.

A prestação de contas já está sendo foco de uma nova rodada de treinamentos iniciada em 25 de maio nas associações.

Potencial da Mútua

Durante a reunião do CDER-SP, o diretor geral da Mútua-SP, Eng. Eletric. Renato Archanjo de Castro, comemorou o aumento de sócios contribuintes da Caixa de Assistência dos Profissionais: são atualmente quase 13 mil associados no Estado. “É um bom sinal e grande parte desse acréscimo se deve ao trabalho feito pelas entidades de classe para atrair novas pessoas”, reconhece.

Somado à redução dos juros praticados, esse fato levou à Mútua a atingir um recorde na quantidade de benefícios oferecidos nos meses de março e abril deste ano. “Somente no ano passado, foram mais de 1,1 milhão de reais pagos aos associados em benefícios sociais, mas este número beneficiou apenas 89 profissionais, o que mostra que poucos entenderam o potencial da Mútua e o tanto que ela pode oferecer ao profissional. Seguimos com muito dinheiro no banco e pouco na rua”, analisa.

O engenheiro ressaltou a importância de que as associações estejam cadastradas na Mútua-SP para solicitar benefícios como cursos, palestras, treinamentos e publicações previstos no projeto Divulga Mútua. Saiba mais em https://divulga.mutua.com.br/.

Renato informou ainda que, a partir deste ano, a entidade irá reforçar a sua participação em feiras e eventos e convidou as associações a também participar dos estandes da Mútua. O primeiro deles será o 5º Congresso LATAM Steel Frame & Sistemas Industrializados, marcado para os dias 9 e 10 de junho em São Paulo, evento que conta com o apoio do Crea-SP. Saiba mais em https://congressosteelframe.com.br/.

Reformulação do Prêmio Crea-SP

No ano em que completa seus 25 anos de realização, o Prêmio Crea-SP de Formação Profissional terá seu regimento atualizado. A iniciativa está sendo conduzida pelo coordenador do Colégio de Instituições de Ensino Superior (CIES), Eng. Agr. Glauco Eduardo Pereira Cortez, e a diretora de Educação do Conselho, Eng. Agr. Andréa Cristiane Sanches, com a participação dos membros do CIES.

O objetivo é definir os critérios que irão balizar as indicações pelas universidades a partir da próxima edição do prêmio, entregue anualmente aos melhores alunos dos cursos da área tecnológica nas instituições de ensino registradas no Crea-SP.

Outro ponto avaliado durante a reunião realizada em 18 de maio foi a continuidade do projeto da Revista Crea São Paulo, considerado pelo grupo um eficaz instrumento de aproximação do Conselho com o público das universidades.

O coordenador destacou que o modelo adotado em São Paulo, com a disponibilização de um suplemento tecnocientífico, vem inspirando outros Regionais, como é o caso do Crea-RS, cuja comissão editorial pretende seguir os mesmos moldes no processo de atualização de sua revista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contato por Whatsapp