CREA

Crea-SP premia projeto de cidades inteligentes

Vencedores trataram de design aberto para soluções inovadoras

O concurso de inovação criado pelo Crea-SP em parceria com a Acciona, “De olho nas cidades”, teve os vencedores anunciados na quarta-feira (17/05). Entre cinco projetos selecionados, a proposta ganhadora tratou de open design¹ para transformação de cidades inteligentes, um trabalho conjunto entre professores e estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), com seu núcleo de inovação, o HUB Inova FEMA.

“O que vemos na graduação é que ainda existe pouco contato com o que os universitários vão encontrar depois de formados. Nosso objetivo é mudar isso, estimulando cada vez mais nos futuros profissionais a utilização dos conhecimentos adquiridos para a solução de problemas reais”, afirmou o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese. “Isso porque é a área tecnológica que vai solucionar os desafios que temos nas nossas cidades”, completou.

A jornalista Maria Carolina Castro, gerente de Comunicação e Marketing da Acciona no Brasil, destacou a importância dos jovens talentos nesses processos de transformação, antes de revelar os nomes dos vencedores (a seguir), que levaram três notebooks e um ano de acesso a cursos de capacitação:

Autores

Prof. Me. Flávio Henrique Alves

Prof. Me. André Campos Colares Botelho

Participantes

Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto

Profa. Dra. Maria Cecilia C. Baranauskas

Alunos/estagiários do Hub Inova FEMA

João Lucas Buzzo Holzie

Luis Felipe dos Santos

“Nosso projeto tem foco em promover a interação socioeconômica a fim de desenvolver cidades inteligentes entre todos os participantes do ecossistema. Sabemos que cidade inteligente não é só implantar tecnologia, mas envolver pessoas e a tecnologia tem que servir a um propósito. O nosso é resolver problemas e transformar”, finalizou o Prof. Me. Flávio Henrique Alves.

O desafio “De olho nas cidades” foi baseado nos objetivos do CreaLab, a plataforma de inovação do Conselho, e lançado durante o XIII Encontro Crea-SP Jovem, em outubro do ano passado. Novas etapas devem ser anunciadas em breve, acompanhe em http://www.crealab.com.br/.

¹ Open design é um termo que tem se popularizado no ambiente de negócios. Em tradução livre, significa design aberto e descreve a prática de compartilhamento de códigos de projetos e produções da área tecnológica.

Produzido pela CDI Comunicação


FONTE: https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-premia-projeto-de-cidades-inteligentes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contato por Whatsapp