CREA

Desenvolvimento e gestão dos resíduos sólidos

Um debate sobre a gestão dos resíduos sólidos mobilizou profissionais da Engenharia, gestores públicos, educadores e comunidade do Oeste paulista no 1º Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Regional 2021, realizado nos dias 27 e 28 de agosto em Presidente Prudente.

Idealizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) em parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente (AEAAPP) e o Instituto Transforma, o encontro reuniu cerca de 300 participantes – em cada um dos dias – para a discussão de soluções que promovam um futuro mais sustentável para a sociedade.

Iniciativas já em andamento, parcerias entre munícipios, novas regulamentações e ações a serem implementadas nortearam o Fórum, que contou com a presença do presidente do Crea-SP, Eng. Vinícius Marchese Marinelli. “A gestão dos resíduos sólidos é um problema não só do estado de São Paulo, mas do país, e a ideia é promover o debate, falar sobre bons projetos e iniciativas que deram certo e trazer novas propostas e inovações para este segmento”, pontou na abertura do encontro.

O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, também participou das argumentações iniciais, ressaltando a importância da colaboração do Crea-SP nas discussões que promovam benefícios para toda a comunidade.

“Momento único para a cidade, não somente, pois Presidente Prudente é capital regional de 53 municípios”, pontuou o gestor. “Não é apenas um documento, mas um compromisso acima de tudo de desenvolvimento regional. E, é claro, só poderia ter sido promovido pelo Crea-SP, com excelência e com expertise”, disse Ed Thomas sobre a assinatura do Termo de Mútua Cooperação Técnica e de Capacitação entre o Crea-SP e prefeituras que compõem a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal).

Prefeitos, vereadores e secretários municipais de diversas regionais paulistas marcaram presença, inclusive de outros estados, como os gestores de Senador Pompeu, no Ceará. “Grandes experiências levaremos para o Ceará, mais precisamente para o Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (Codessul), onde iremos, juntos, trocar ideias e inovações adquiridas em Presidente Prudente para aplicarmos em nossa região nas áreas de saneamento e resíduos sólidos”, destacou o prefeito daquele município cearense, Maurício Pinheiro.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Responsabilidade socioambiental foi a principal mensagem difundida nos painéis realizados no 1º Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Regional. Conforme pontuado pela engenheira ambiental Nelissa Balarim, uma das palestrantes, a reflexão sobre o papel individual é essencial para a promoção do bem-estar coletivo.

“O Fórum foi uma grande oportunidade para discutir e refletir sobre a nossa responsabilidade, seja como profissional ou como indivíduo, nas questões relacionadas à correta gestão e destinação final dos resíduos. Afinal, este problema demanda muitos esforços, já que são diversos os desafios, seja no desenvolvimento de tecnologias para o tratamento de resíduos ou na tomada de decisões quanto à melhor forma deste planejamento, e tudo isso integrado à percepção da melhoria da qualidade ambiental atrelado ao lado social. É também importante nós, como profissionais, termos a responsabilidade e o comprometimento em relação a desenvolver um projeto que consiga interagir inclusive com quem está ao redor nesta busca de um bem-estar socioambiental.”

A engenheira participou do debate ‘Case Instituto Transforma: Responsabilidade Social no Tratamento dos Resíduos Sólidos’. Em seguida, ocorreu o painel ‘Panorama Regional Unesp: Parcerias para a Educação Ambiental’.

Também houve explanação sobre ‘Responsabilidade Legal e Penalidades’ e, finalizando o Fórum, ‘Discussão e painel de dúvidas: Taxa de Lixo, Transbordo e Recursos Financeiros’.

“O resultado da parceria com o Crea-SP foi brilhante. Quero agradecer ao presidente Vinícius e a todos os integrantes, engenheiros e engenheiras do estado de São Paulo. O Instituto Transforma está honrado em ter sido realizador, juntamente com Crea-SP, Mútua-SP (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea) e demais órgãos do Sistema, deste Fórum. O resultado superou as nossas expectativas e temos a certeza de que, a partir destas ações, conseguiremos pensar mais e melhor o desenvolvimento regional e a destinação correta, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Marco Nacional de Saneamento, dos resíduos gerados pela população. Desenvolvimento e educação ambiental e social são funções do Instituto Transforma e temos a certeza, que aliados ao Crea-SP, conseguiremos fazer muito melhor e muito mais do que já fazemos”, agradeceu o presidente do Instituto Transforma, Phillip Neves Machado.

O 1° Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Regional contou também com apoio institucional da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), do Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia (IPEEA) e da Unipontal.


Fonte:https://www.creasp.org.br/desenvolvimento-e-gestao-dos-residuos-solidos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contato por Whatsapp