CREA

Retrospectiva CREA-SP 2023

10 ações em que o Crea-SP mostrou que é possível fazer mais e melhor

O Crea-SP faz mais por você. O Crea-SP faz mais pelo mundo. Durante o ano, o Conselho reafirmou seu propósito de ir além de suas atribuições e, por meio de novas parcerias e iniciativas arrojadas, reforçou seu protagonismo nas decisões que impactam diretamente as profissões da área tecnológica, transformando suas entregas em ativos que geraram valor efetivo para a sociedade.

Veja abaixo, elencadas em 10 ações, as principais iniciativas que fizeram de 2023 um ano para ficar na história.

 

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL

Completando quatro anos de atividades, o programa Crea-SP Capacita consolidou-se como a principal ferramenta de aprimoramento para estudantes, colaboradores e profissionais registrados, oferecendo uma pós-graduação em empreendedorismo e inovação tecnológica e uma infinidade de cursos e palestras gratuitos ou com preços acessíveis.

Além da parceria com a Unesp e a Univesp, que ganhou a capa da última edição do ano da Revista CREA São Paulo, as atividades oferecidas nas versões presencial, on-line pela TV Crea-SP e híbrida geraram mais de 280 horas de conteúdo no YouTube para um público superior a 52 mil participantes.

Saiba mais:

https://capacita.creasp.com.br/

https://www.creasp.org.br/noticias/homenagem-aos-talentos-da-area-tecnologica/

 

BENEFÍCIOS

Visando facilitar o acesso aos muitos serviços oferecidos, o Crea-SP promoveu melhorias em diversas funcionalidades, como a concentração de demandas no Sistema de Solicitação de Serviços, a conexão do CREANet ao gov.br e a criação de uma nova plataforma para a ART, que também passou a ser enviada por e-mail.

As grandes novidades foram a chegada do Clube de Vantagens (pelo qual é possível aproveitar o serviço de cashback e até zerar sua anuidade) e o surgimento de um novo canal de atendimento pelo WhatsApp.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/agora-voce-pode-zerar-a-sua-anuidade/

https://www.creasp.org.br/noticias/whatsapp-e-o-novo-canal-de-atendimento-do-crea-sp/

 

DEFESA DAS PROFISSÕES

O direito ao salário-mínimo profissional para quem desenvolve atividades da área tecnológica sempre foi uma bandeira do Crea-SP. Ao colocar a sua fiscalização em campo para barrar as iniciativas que comprometiam essa garantia, o Conselho colecionou vitórias em diversas regiões do Estado, como Guarulhos, Franca, São Vicente, Capivari, Pindamonhangaba,  Piacatu, Guariba, Araraquara, Manduri, Guaratinguetá, Areias, Itapetininga, Fartura, Porto Feliz, Turiúba, Itaporanga, Anhumas… a lista só cresce.

Do posicionamento contrário à desregulamentação dessas profissões, passando pela garantia das atribuições e pelo direito à emissão de ART, o Conselho marcou ainda um outro gol, em parceria com o Ibape-SP, ao conquistar a atualização de honorários para os peritos de Engenharia.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/frente-parlamentar-das-profissoes-2/

https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-e-ibape-sp-conquistam-atualizacao-de-honorarios/

 

ELEIÇÕES

O ano em que o Sistema Confea/Crea completou seus 90 anos marcou também a realização de sua primeira eleição geral em modo on-line, em um processo ditado pela segurança e transparência.

O destaque ficou para o número recorde de participantes, mais de 120% acima do registrado nas eleições presenciais de 2020. São Paulo fez história duplamente: elegeu sua primeira presidente mulher e o presidente mais novo da história do Conselho Federal.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-tem-primeira-mulher-eleita-para-presidencia/

https://www.creasp.org.br/noticias/presidente-e-conselheiros-federais-sao-empossados-no-confea/

 

EQUIDADE DE GÊNERO E INCLUSÃO

Há muito a pauta do aumento da participação das mulheres nos assuntos afetos à área tecnológica vem integrando a agenda do Conselho. Ao trabalho do Comitê Gestor do Programa Mulher somaram-se agora as iniciativas da Comissão Especial de Igualdade de Gênero e Diversidade para a construção de um Crea-SP verdadeiramente “Para Todos”.

Da realização de uma pesquisa sociodemográfica para mapear essa diversidade à criação de conteúdos que visam estabelecer um discurso mais adequado às diferentes necessidades das pessoas, o Conselho incluiu ainda em seu calendário a Semana da Acessibilidade e Inclusão.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/para-todos/

https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-da-inicio-a-1a-semana-da-acessibilidade-e-inclusao/

 

FISCALIZAÇÃO

Ultrapassar em quase 20% uma meta que, por si só, já era bastante desafiadora (600 mil ações/ano) mostrou que o Crea-SP continua mandando bem naquele que é o “core” de sua atuação.

Da primeira força-tarefa do ano que focou em obras de grande porte à campanha que alertou a população para os riscos do improviso, o Crea-SP reservou atenção especial também às ações de proteção ao meio ambiente em atuação conjunta com a Seclima.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/operacao-em-defesa-das-aguas/

https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-ultrapassa-meta-de-acoes-fiscalizatorias-do-ano/

 

INOVAÇÃO

Com a realização de uma jornada pela inovação nos municípios, difundindo o conceito de Cidades Inteligentes, o Conselho produziu relatórios técnicos que chegaram às mãos do poder público, mostrando que a área tecnológica está pronta para auxiliar as administrações locais em seus mais diversos desafios.

Outro grande destaque dessa frente pela inovação foi a criação e a implementação do CreaLab Coworking, uma rede de apoio aos profissionais e estudantes que já chegou a mais de 20 municípios em todo o Estado para conectar diferente iniciativas em um mesmo espaço.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-entrega-novo-relatorio-para-os-municipios/

https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-intensifica-criacao-de-coworkings-no-estado/

 

PARCERIAS

Uma fórmula de sucesso: além de manter os parceiros de longa data, como é o caso das entidades de classe, o Crea-SP segue fomentando novas colaborações que lhe vêm permitindo ampliar seu campo de atuação e atingir outras perspectivas em sua missão de oferecer mais e melhores serviços à sociedade.

As ações de relações institucionais desenvolvidas em conjunto com os poderes legislativo e executivo renderam termos de colaboração e projetos de lei, além de homenagens pelos 89 anos do Conselho. Somada a isso, a colaboração com os Creas de outros estados ganhou novos contornos e sinaliza para uma atuação mais uniforme em todo o sistema profissional.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-alerta-governo-para-iminente-colapso-do-sistema-logistico-estadual/

https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-recebe-salva-de-prata-da-camara-municipal/

 

SUSTENTABILIDADE

Uma organização mais consciente deve pautar suas ações nos princípios de ESG: políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança. Como signatário da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Crea-SP tem acompanhado os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e segue produzindo seu próprio inventário de emissão de gases de efeito estufa.

Ao longo de 2023, várias iniciativas mostraram que, para além dos modismos, a aplicação desse conceito no Conselho veio para ficar: o avanço da digitalização do acervo físico, a substituição da frota de veículos por elétricos e híbridos e a realização dos primeiros Encontros Sudeste e Nacional de Engenharia Ambiental e Sanitária e da Semana do Meio Ambiente sacramentaram a ideia de que o empreendedorismo é o principal aliado das organizações para a construção de um mundo mais sustentável.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/digitalizacao-avanca-no-crea-sp/

https://www.creasp.org.br/noticias/inventario-do-crea-sp-compila-gee-emitidos-em-2022/

 

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Uma grande conquista para os profissionais de outros estados que irão desenvolver atividades em São Paulo: o Crea-SP automatizou a emissão de visto de trabalho, facilitando a vida de quem vem do Ceará, Amazonas e Rio Grande do Norte. Pessoas jurídicas foram contempladas com o registro automático e as mais de 95 mil empresas registradas no Crea-SP ganharam seu próprio colegiado.

Quem ainda não integra o sistema profissional ou acabou de chegar também não foi esquecido: a novidade do estágio visita, que promoveu uma imersão no universo que fará parte da vida dos futuros engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos, e uma versão turbinada do Encontro Crea-SP Jovem ajudaram a ampliar uma percepção que pode ser decisiva na garantia por uma vaga no mercado de trabalho.

Saiba mais:

https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-institui-o-colegio-estadual-de-empresas/

https://www.creasp.org.br/noticias/estagio-visita-a-experiencia-e-o-inicio-de-uma-nova-jornada/


Texto: Jornalista Perácio de Melo – SUPRICOM


FONTE: https://www.creasp.org.br/noticias/retrospectiva-2023/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contato por Whatsapp